História da Lutheria no Estado do Acre

O Processo produtivo da Lutheria no Estado do Acre teve inicio na oficina de Lutheria do Mestre Paiva, por volta de 1985 a 1988. Era um espaço cedido pela Fundação Cultural Elias Mnasour, localizada na conhecida Ladeira da Bola Preta, Rua Rio de Janeiro, onde hoje funciona a Secretaria de Estado de Educação. Onde teve como destaque no processo de aprendizagem, o então artista Plástico Valdenizio com a produção de violão e também o artista plástico, Hélio Melo, que por sua vez aprendeu a fabricar o seu próprio violino que tocava em suas apresentações. Mestre Paiva, apesar de sua pequena sala de produção, foi um grande entusiasta da para o aprendizado da Lutheria no Estado, muito dedicado para transferir seus conhecimentos sobre essa arte, para novos aprendizes. Após algum tempo, a Fundação Cultural mudou de endereço e não tivemos mais noticia do atelier de Lutheria do Mestre Paiva. Após esse período, não houve qualquer iniciativa em produção de Lutheria no Estado do Acre, até que em 2005, a Organização Não Governamental, Rede Acriana de Jovens em Ação – REAJA, por intermédio de um amante da Lutheria José Santiago, conhecido como grilo, vindo de São Paulo, que tornou se sócio da referida entidade, onde o qual elaborou uma proposta para o Banco da Amazônia, para desenvolver um projeto de inclusão social, denominado “Lutheria da Amazônia”, na área de Lutheria, para fabricar instrumentos de sopro: flautas construídas de tabocas e taquari, e também instrumentos de percussão: Agogô de ouriço de castanhas e maracás feitos com cocos da praia e tucumã.
Instrutor Senhor Teixeira Kampa,

O Projeto Lutheria da Floresta foi uma proposta para capacitação de jovens em atividades de marcenaria e lutheria (confecção de instrumentos musicais). Tal proposta teve primeiramente, o objetivo de estruturação de um atelier e capacitação de uma equipe de jovens multiplicadores em Lutheria. As atividades tiveram ênfase no trabalho manual e participação de profissionais da área de  música e Lutheria, como consultores. Para viabilizar a fabricação de instrumentos musicais a partir de matéria prima extraídas da floresta. O projeto foi uma estratégia de interação com a biodiversidade regional, possibilitando a identificação de talentos, geração de renda e inserção no mercado de trabalho, além de possibilitar a realização de Oficinas de Música junto a escolas de 1o grau do município de Rio Branco – AC, que desenvolveu as seguintes oficinas:
Oficina Fabricação de Flautas de Taboca, Realizada no período de 9 a 13 de outubro de 2005, a Oficina de fabricação de flautas de taboca objetivou capacitar o grupo nas técnicas de fabricação de flautas tipo Pan e Quenas, a partir dos colmos de taboca.
ð  Meteria-prima: Colmos de taboca
ð  Ferramentas utilizadas: serra-de-arco, faca pequena, ferro quente;
ð  Material utilizado: fio encerado 1mm, lixa nos 100 e 240.
            Durante a oficina foi possível demonstrar aos alunos o potencial do trabalho artesanal como forma de geração de renda, uma vez que o instrutor, foi o Sr. Teixeira Kampa, utiliza de poucas ferramentas e aplica processos simples, ou seja, com pouca transformação da matéria-prima, para obtenção de produtos diferenciados e com alto valor agregado.
Oficina Iniciação Musical e Desenvolvimento da Percepção, Realizada nos dias 14 e 15 de outubro de 2005, a Oficina de Iniciação Musical e Desenvolvimento da Percepção objetivou esclarecer alguns pontos referentes à teoria musical, enfatizando aspectos importantes a serem aplicados na construção dos instrumentos musicais.
            Durante a oficina foram realizadas atividades práticas visando a compreensão de três componentes básicos da música: Ritmo, Harmonia e Melodia, bem como sobre a características dos sons: Altura, Intensidade e Timbre.
Temas abordados durante a oficina:
ð  Introdução / História da Música;
ð  Componentes básicos da Música: Ritmo, Harmonia, Melodia;
ð  Características dos Sons: Altura, Intensidade e Timbre;
ð  Acústica dos materiais e timbres específicos;
ð  Escala Musical;
ð  Intervalo musical;
ð  Campo harmônico e formação de acordes.
            O instrutor, foi o músico Antonio José Valente Ruela, é compositor e com experiência na execução de diversos instrumentos musicais como: violão, gaita, congas, dentre outros. O instrutor também possui experiência em trabalhos com grupos de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Oficina Relações Interpessoais,         Realizada nos dias 17 e 18 de outubro de 2005, a Oficina de Relações Interpessoais objetivou estimular a comunicação entre os jovens do grupo, através da realização de dinâmicas e exercícios de percepção e expressão.
Oficina Fabricação de Agogôs de Tucumã, Realizada na última semana de outubro, essa oficina foi por parte da própria coordenação do projeto e objetivou capacitar o grupo na fabricação de agogôs a partir da utilização do fruto do tucumã, palmeira de comum ocorrência na região.
ð  Meteria-prima: fruto de tucumã seco, cabos de madeira;
ð  Ferramentas utilizadas: serra-de-arco, furadeira de coluna, moto-esmeril, chave de fenda, pirógrafo;
ð  Material utilizado: disco de lixa no 60, lixas no 100, 240 e 360, cera em barra para polimento, parafusos para madeira 3 x 12 mm
Oficina Fabricação Maracás de Côco-da-praia, Realizada nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2005, essa oficina objetivou capacitar o grupo na fabricação de maracás a partir do fruto do côco-da-praia. O Instrutor responsável pela oficina, foi o Sr. Adriano Grioni, reside em Boca do Acre-AM, onde também trabalha na capacitação de jovens em técnicas artesanais de fabricação de manufaturas.  
ð  Meteria-prima: fruto de côco-da-praia, cabos de madeira;
ð  Ferramentas utilizadas:  moto-esmeril, furadeira de coluna;
ð  Material utilizado: disco de lixa no 100, lixas no 100, 240 e 360, cera em barra para polimento, adesivo epóxi.
Oficina  Iniciação Musical e Desenvolvimento da Percepção II, Realizada no dia 8 de Novembro, essa atividade objetivou recapitular os conceitos de teoria musical abordados na primeira oficina de iniciação musical além de aprofundar os temas relacionados  com a fabricação de instrumentos musicais, sobretudo a afinação dos mesmos. Temas abordados durante a Oficina de Iniciação Musical II:
ð  Características dos Sons: Altura, Intensidade e Timbre;
ð  Acústica dos materiais e timbres específicos;
ð  Ponto nodal;
ð  Escala Musical;
ð  Intervalo musical;
ð  Utilização do Diapasão;
ð  Utilização do violão como referência para afinação da Clava de Bambu.
Oficina  Relações Interpessoais II, Realizada em 9 de novembro, a oficina teve como facilitadora a pedagoga  Francisca Matias que realizou atividades  com o tema: “Compreensão e respeito  para  o trabalho em equipe”. O objetivo da oficina foi contribuir para o relacionamento do grupo no sentido de intensificar interação entre os integrantes. Foi também realizada atividade desenho e colagem com recortes de revista seguida de exercício de interpretação dos mesmos. 


Oficina Fabricação Clava Pan de Bambu, Realizada no período de 10 a 19 de novembro de 2005, por parte da coordenação do Projeto Lutheria, essa oficina representou importante etapa para o Projeto Lutheria pois adiciona um instrumento que sugere uma afinação com referência em uma escala musical.
ð  Meteria-prima: bambu, madeira (subproduto marcenarias);
ð  Ferramentas utilizadas:  serra meia-esquadria, moto-esmeril, furadeira de coluna;
ð  Material utilizado: disco de lixa no 100, fio encerado 2 mm, cola madeira, parafuso p/ madeira.
Segue abaixo o conteúdo da oficina:
ð  Coleta e acondicionamento do bambu;
ð  Corte das clavas (colmos);
ð  Afinação das clavas;
ð  Montagem suporte de madeira e amarração das clavas;
A Clava Pan é um instrumento com grande potencial para utilização em processos educacionais com metodologias que incluem ritmo e musicalização, pois  além de ser um instrumento de percussão, a clava permite a execução de melodias e harmonias.
Oficina Fabricação Maracás Tucumã, Realizada no período de 21 a 26 de novembro por parte da coordenação do Projeto Lutheria, essa oficina objetivou capacitar o grupo na confecção de maracás a partir do côco de tucumã.
ð  Matéria-prima: côco tucumã, madeira (subproduto marcenarias);
ð  Ferramentas utilizadas: serra meia-esquadria, serra de arco, moto-esmeril, furadeira de coluna;
ð  Material utilizado: disco de lixa nos 100, 240 e 360, adesivo epóxi.

Resultado do Projeto:
Participação na XI FLORA
 Participação na XI FLORA, 24 a 27 de novembro, representou importante etapa para o Projeto Lutheria no sentido de permitir o desenvolvimento do caráter empreendedor do grupo bem como da responsabilidade com relação ao controle da qualidade dos produtos. Foi durante esse evento que o Projeto Lutheria realizou a primeira exposição dos produtos das oficinas com o objetivo de comercialização. Muitos profissionais do estado do Acre que atuam em projetos na área social visitaram o estande da REAJA e tiveram a oportunidade de conhecer alguns integrantes do grupo. No estande estavam expostas algumas fotografias do grupo em atividades práticas e teóricas.
Participação na II Feira de Economia Solidária
A participação na II Feira de Economia Solidária, 20 a 23 de dezembro, representou outra importante etapa para o Projeto Lutheria pois reforçou a questão da responsabilidade  em relação ao controle da qualidade dos produtos e da importância do protagonismo grupo. A Feira reuniu outros empreendimentos de Economia Solidária do Acre que participaram de atividades como: Rodada de Negócios, Seminários, mini-curso de Economia Solidária, dentre outros. Durante o evento, o estande do Projeto Lutheria foi visitado por representantes do Banco da Amazônia de outros estados além de profissionais do estado do Acre que atuam em projetos na área social, possibilitando o contato com alguns integrantes do grupo. No estande estavam expostas algumas fotografias do grupo em atividades práticas e teóricas.
_  Espaço de Vivência (Atelier) estruturado para realização de atividades em Lutheria, fabricação de instrumentos musicais alternativos e outras manufaturas;
_  Oficinas Segurança no Trabalho, Iniciação Musical e Desenvolvimento da Percepção e Relações Interpessoais realizadas com êxito;
_  Oficinas Práticas voltadas à fabricação de flautas de taboca, maracás de côco,  maracás de tucumã, agogôs de tucumã e clavas de bambu realizadas com êxito;
_  Material de divulgação elaborado e veiculado;
_  Participação na XI FLORA;
_  Participação na II Feira de Economia Solidária;
_  Dois integrantes do grupo inscritos junto à Casa do Artesão, para exposição e venda dos instrumentos musicais: maracá de tucumã, agogô de tucumã, ganzá de taboca, dentre outros;
_  Dois membros da REAJA capacitados na confecção de instrumentos musicais, com disponibilidade para atuarem como multiplicadores;
_  Elaboração e encaminhamento de propostas para continuidade da atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário